Findes
Cindes
Sesi
Senai
Ideies

Superintendente do IEL-ESPAULO LACERDA

Paulo Lacerda é  graduado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com MBA Executivo pelo IBMEC Brasília. Atuou na área de TI no setor bancário por oito anos, e posteriormente como empreendedor de pequena empresa no setor gráfico durante cinco anos. Entre 2000 e 2004 coordenou a área de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) da Findes, realizando ações inéditas como as Feiras Setoriais de Estágio para cooperação universidade-indústria e a coordenação geral do 5º Encontro Nacional de Estágio.

Em Brasília, atuou por três anos no Ministério da Justiça e coordenou durante cinco anos a Rede Nacional de Política Industrial (RENAPI). Na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), foi responsável pela implantação e execução do projeto de melhoria do ambiente para realização de negócios no Brasil. Durante cinco anos, permaneceu na Rede Nacional de Política Industrial (RENAPI), para articulação público-privada nas unidades da federação e foi responsável pelo lançamento e aperfeiçoamento do Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Industrial.

Entre 2014 e 2017, atuou como consultor na Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão; na construção do documento “Propostas para o Desenvolvimento Industrial do DF” da Federação das Indústrias do Distrito Federal; do Pacto de Metas da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional – SDR/MI; e coordenou como consultor do Movimento Brasil Competitivo (MBC) o Programa de Formação Aplicada dos Servidores da ANVISA.

Desde 2017, voltou ao Espírito Santo onde atua como Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi – IEL-ES.