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Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade – Turma 13 ENTRADA

R$406,00

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Descrição do produto

Condições de pagamento:

1X R$ 406,00 + 18X R$ 406,00 = R$7.714,00

Valor promocional para Indústrias associadas aos Sindicatos filiados à Findes:

1X R$367,00 + 17x R$367,00= R$ 6.606,00

Resumo:

Curso com o objetivo de capacitar os participantes no domínio de conceitos e práticas modernas da gestão da qualidade e produtividade, para que possam aplicá-los em seus negócios, tornando-os mais competitivos em seu campo de atuação, seja ele corporativo ou autônomo.

Data e hora:

As aulas têm início previsto para 04/02/2019 e serão ministradas segundas, terças e quartas-feiras das 18h30 às 22h00 na FAESA – Faculdades Integradas Espírito-santenses – Avenida Vitória – Monte Belo, Vitória, ES

Público Alvo:

O curso destina-se a profissionais, com curso superior completo em qualquer área.

Carga horária total:

360 horas-aulas presenciais

Período:

Início: 04 de fevereiro de 2019

Término Previsto: Abril/2020

Certificado:

Para fazer jus ao Certificado do Curso de Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade, o participante deverá atender aos seguintes requisitos:

– Frequentar, no mínimo, 75% das aulas de cada disciplina;

– Obter no mínimo, nota 7,0 em cada disciplina;

– Obter no mínimo, nota 7,0 no Trabalho Final.

 

O aluno deve cursar obrigatoriamente todas as disciplinas do curso.

Equipe de facilitadores:

Os facilitadores do curso possuem excelente formação e grande experiência em atividades empresariais e didáticas. Têm conhecimento e atuação nas áreas correlatas aos temas desenvolvidos em cada módulo.

Coordenação do curso:

A coordenação do curso estará a cargo de um comitê gestor, constituído por representantes do IEL-ES e Faesa. Esse comitê é o foro maior de decisão e responsável pela fixação de diretrizes e gerenciamento do curso. Fazem parte desse comitê:

 

Coordenação Geral do IEL-ES: Sr. Paulo Lacerda Almeida e Silva

Coordenação do Centro de Pós-graduação da Faesa: Profº Erthelvio M. Nunes

Coordenação Operacional do IEL-ES: Sra. Rafaela Moraes

Documentos necessários:

– Diploma de graduação (cópia autenticada em cartório);
– Documento ofício de identidade (cópia simples);
– CPF (cópia simples);
– Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia simples);
– 02 fotos 3X4, recentes;
– Comprovante de residência (cópia simples);
– Formulário de Matrícula (modelo Faesa), devidamente preenchido.

Observação:

Não é permitido a participação no curso trajando roupas de banho, bermudas, minissaias, miniblusas, bustiês ou roupas transparentes.

Disciplinas:

Objetivo

  • Conhecer os conceitos e técnicas relativos ao princípio da Qualidade e da Produtividade;
  • Conhecer os procedimentos utilizados nos programas da qualidade;
  • Conhecer os mecanismos de avaliação da produtividade.

Ementa

  • Conceitos e definições básicas;
  • Fundamentos da Gestão da Qualidade Total;
  • Visão Sistêmica das empresas;
  • Gestão Estratégica da Qualidade;
  • Planejamento Estratégico;
  • Gerenciamento para diretrizes;
  • Gerenciamento por processos;
  • Sistema da Qualidade;
  • Implantação de Programas de Qualidade;
  • Modelos de referência;
  • Modelo de Excelência: PNQ e Outros Prêmios;
  • Modelo de Gestão da Qualidade: ISO 9000;
  • Avaliação e certificação.

Objetivo

  • Conhecer a Gestão da Qualidade Total como ferramenta para aumento da competitividade das organizações;
  • Conhecer o Modelo de Excelência da Gestão, – MEG, como meio para fortalecimento da competitividade da empresas.

Ementa

  • As Organizações e a nova configuração competitiva;
  • A gestão da qualidade total e as estratégias empresariais;
  • Modelo de Excelência da Gestão – MEG;
  • Movimentos participativos – CCQ;
  • Projeto de produtos – QFD.

Objetivo

  • Conhecer os procedimentos para confeccionar um trabalho técnico-científico.

Ementa

  • Fundamentos da Metodologia de Pesquisa;
  • Estrutura e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos;
  • Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Científicos;
  • Elaboração e Estruturação de Projetos de Pesquisa;
  • Comunicação Científica;
  • Orientação Individual aos Trabalhos.

Objetivo

Conhecer o conceito de padronização e normalização;
Conhecer as técnicas e métodos utilizados para padronização dos processos nas organizações;
Utilizar o sistema de normalização.

Ementa

Controle de Processo e Gerenciamento da Rotina;
Fundamentos da Padronização;
Fundamentos da Normalização;
Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial;
Como identificar processo, tarefa e atividades críticos;
Implementando a padronização;
Procedimentos para padronização;
Estrutura funcional para a padronização;
Etapas básicas da padronização;
Desdobramento da função qualidade e a padronização.

Objetivo

Conhecer os fatores que afetam as relações humanas nas organizações;
Conhecer os métodos empregados na gestão de pessoas nas organizações;
Compreender o papel  da gestão de recursos humanos para promover o desenvolvimento pleno das pessoas nas organizações.

Ementa

Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos;
O fator humano nas relações do trabalho em busca da qualidade e produtividade;
Os Objetivos das empresas e a política de recursos humanos;
Recrutamento e seleção, cargos e salários;
Acompanhamento de performance e treinamento e desenvolvimento;
Administração: um enfoque comportamental, (teorias de Maslow, Hersberg, X e Y e Bergamine);
Motivação humana e os processos de mudanças;
Desenvolvimento da criatividade na solução de problemas;
Desenvolvimento de liderança: habilidades interpessoais e estilos de atuação;
Otimização e energização do potencial humano através de trabalhos em equipe;
NBR ISO 10.015.

Objetivo

Conhecer os fundamentos para gerenciamento de projetos – ciclo de vida e estruturas organizacionais;
Conhecer as técnicas do PMBoK  para gerenciamento de projetos para implantação de projetos de qualidade nas organizações.

Ementa

Conceitos e definições básicas;
Introdução ao Gerenciamento de Projetos;
Gerenciamento da Integração;
Gerenciamento de Escopo;
Gerenciamento de Tempo;
Gerenciamento de Custos;
Gerenciamento da Comunicação;
Gerenciamento de Recursos Humanos.

Objetivo

Conhecer os fundamentos da metrologia;
Compreender as técnicas de medições, ensaios e inspeção;
Identificar as aplicações das técnicas de medição no sistema produtivo;
Adquirir visão global dos princípios, conceitos e métodos do Sistema de Avaliação e Medição da Qualidade.

Ementa

Introdução;
Metrologia;
Confiabilidade Metrológica;
Métodos para Avaliação e Medição da Qualidade;
Inspeção e Ensaios;
Gerenciamento e Controle dos Instrumentos de Medição.

Objetivo

Conhecer os instrumentos para mensuração dos processos nas organizações;
Compreender o significado de Controle Estatístico do Processo;
Utilizar os instrumentos estatísticos para acompanhar os processos nas organizações;
Empregar os instrumentos estatísticos respeitando as normas brasileiras e internacionais.

Ementa

Objetivos do Controle da Qualidade;
Estatística básica aplicada a Gestão da Qualidade;
Gráficos de Controle;
Inspeção por Amostragem de Atributos.

Objetivo

Conhecer os conceitos de custos nas organizações;
Conhecer o conceito de custo da qualidade;
Conhecer os métodos empregados para a mensuração dos custos da qualidade;
Identificar os elementos que afetam os custos da qualidade nas organizações;
Mensurar os custos das falhas nas organizações;
Compreender o papel das ações de prevenções para a redução dos custos.

Ementa

Fundamentos da gestão de custos nas empresas;
Conceitos e classificação dos Custos da Qualidade;
Identificação de Itens de Custos da Qualidade;
Planejamento de um Programa de Custos da Qualidade;
Coleta e Tabulação dos Dados;
Análise de Tendência e Ações Corretivas;
Relatórios Gerenciais;
Freqüência de Defeitos versus Custos da Qualidade;
Implementação de um Programa de Custos da Qualidade;
Sistema de Melhoria do Custo da Qualidade.

Objetivo

Conhecer as técnicas para estudo de mercado;
Interpretar o efeito do ambiente externo da organização sobre suas ações internas;
Conhecer os instrumentos utilizados para identificação das necessidades dos clientes;
Propor estratégias mercadológicas para atendimento e satisfação do cliente.

Ementa

Fundamentos da evolução histórica do conceito de marketing;
Tendências, coleta de informações e análise dos mercados consumidores e organizacionais;
Consumo e comportamento do consumidor;
Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing;
Satisfação, valor e fidelidade do cliente;
Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados–alvo;
Desenvolvimento de marcas – definição de brand equity, posicionamento da marca e como lidar com a concorrência;
Definição das estratégias para o composto mercadológico;
Desenvolvimento e gerenciamento de serviços;
Marketing horizontal (Marketing 3.0) – o novo marketing centrado no ser humano.

Objetivo

Compreender o papel da Segurança e Saúde do Trabalho nas organizações;
Conhecer as normas regulamentadoras e a Legislação específica do Estado do Espírito Santo;
Conhecer os instrumentos utilizados para a melhoria do desempenho da Segurança e Saúde do Trabalho.

Ementa

Introdução à segurança do Trabalho – Conceituação legal e prevencionista de acidentes, incidentes, desvios, segurança, doença ocupacional, perigo e risco;
Gestão de SST – OHSAS 18001;
Introdução à prevenção e controle de perdas – Cálculo de indicadores de segurança;
Introdução à Higiene Industrial – Riscos Ambientais (Físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos); PPRA, EPI;
Percepção de riscos na indústria.

Objetivo

Conhecer o conceito de gestão ambiental;
Identificar as ferramentas utilizadas na gestão ambiental;
Conhecer as bases legais aplicáveis à gestão ambiental (no Brasil e no Espírito Santo).

Ementa

Gestão Ambiental: história e conceitos;
Ferramentas de Gestão Ambiental Empresarial;
Requisitos Legais – principais aspectos relacionados à gestão ambiental empresarial.

Objetivo

Capacitar os participantes a compreender a gestão da qualidade com base na norma ABNT NBR ISO 9001:2015.

Ementa

Introdução às normas da série ISO 9000;
Abordagem por processo;
Mentalidade de Risco;
Escopo da norma ABNT NBR ISO 9001:2015;
Requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015.

Objetivo

Conhecer os fundamentos de Gestão da Qualidade;
Conhecer os parâmetros da Norma ISO 19011:2012 relativos ao Sistema de Gestão da Qualidade;
Empregar os conceitos e técnicas desenvolvidos para auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade em obediência à Norma ISSO 19011:2012.

Ementa

Objetivos e Responsabilidades da Auditoria;
Classificação das auditorias;
Requisitos e Características das Auditorias;
Aspectos Comportamentais das auditorias;
Planejamento de Auditorias;
Execução de Auditorias;
Documentação da Auditoria;
Resultados da Auditoria;
Acompanhamento de Ação Corretiva;
Critérios para Qualificação de Auditores de Sistemas da Qualidade;
Gestão de Programas de Auditorias de Sistemas da Qualidade.

Objetivo

Conhecer o conceito de produtividade;
Compreender as técnicas de medição, avaliação e aumento da produtividade nas organizações;
Compreender o papel da produtividade para as organizações.

Ementa

O conceito de produtividade;
Fatores que influenciam a produtividade das empresas;
Modelo de medição global da produtividade;
Indicadores de produtividade;
Medição da Eficácia Global (OEE);
Benchmarking aplicado para aumento de produtividade;
Técnicas aplicadas no aumento da produtividade;
Modelo de gestão da produtividade.

Objetivo

Conhecer as técnicas utilizadas em programas de melhorias da qualidade nas organizações;
Conhecer os parâmetros da qualidade para a Norma ISO 9001:2008;
Conhecer os conceitos e exemplos de ações preventivas e ações corretivas;
Interpretar dados de sistema de gestão da qualidade baseado nos parâmetros da norma ISO 9001:2008.

Ementa

Conceitos básicos Ferramentas da qualidade;
Ferramentas da Qualidade;
GUT;
Brainstorming;
Diagrama de causa e efeito;
Folha de verificação;
Pareto;
Matriz de decisão;
Matriz de planejamento (5W2h );
6 Sigma;
O ciclo PDCA na análise de problemas;
Elaboração de gráficos;
Indicadores;
Ações corretivas;
Ações preventivas;
Implementação de programas e ações de melhoria.

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