Findes
Cindes
Sesi
Senai
Ideies

FAQPERGUNTAS FREQUENTES

É o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.

Alunos regularmente matriculados e com freqüência nos cursos de educação superior, profissional, de ensino médio, da educação especial, nos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da EJA.

Podem também estagiar os estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no país, autorizados ou reconhecidos, observando o prazo do visto temporário do estudante, na forma de legislação aplicada.

O estágio poderá ocorrer em unidades que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário, podendo ser realizado na comunidade em geral ou junto a pessoas.

De acordo com o art. 11 da Lei 11.788/08 (Lei de Estágio), “A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.” Não existe determinação para duração mínima.

Em nosso site você encontra as melhores oportunidades de estágio e pode se participar na vaga do seu interesse em tempo real! Entretanto, antes de se candidatar às vagas, você primeiramente deve cadastrar seu currículo.

  1. Acesse: o Sistema Nacional de Estágio através do endereço: http://sne.iel.org.br/es;
  2. Selecione as opções “Sou Aluno” e “Estou no Espírito Santo”;
  3. Clique em “Quero me Cadastrar”
  4. Siga os procedimentos seguintes para concluir a operação.

Para concorrer as vagas é necessário você verificar se há alguma disponível em seu perfl. Para isso, faça o acesso ao seu perfil e clique no campo “MEU ESTÁGIO” em seguida “VAGA (S)”. Caso as vagas apareçam em um quadro amarelo é porque há algum requisito que não se encaixa no seu perfil. Caso a vaga esteja em completo acordo, clique no ícone “ENCAMINHAR”, confirme e siga as instruções descritas no encaminhamento que aparecerá após confirmação.

Acesse o site sne.iel.org.br/es no campo “Já sou cadastrado” do canto superior direito no monitor do seu vídeo, depois clique no link “Esqueci minha senha”, logo aparecerá um campo solicitando o seu número do seu CPF, ao informar o número, clique em verificar, aparecerá o e-mail que você colocou durante o seu preenchimento de cadastro, pois é para este e-mail que sua senha e login foi enviado. Caso esteja errado, envie um e-mail para ielestagio-contratos@findes.org.br informando desejo na alteração do e-mail, seu nome completo, e-mail correto e número do CPF.

Acesse o site sne.iel.org.br/es , faça um login para seu perfil, e click no campo “Meus Dados” e depois em “Escolares”, click no campo “Editar” da instituição de ensino já cadastrada e depois marque a opção “trancado?” ou “concluído?”. Com este procedimento a instituição de ensino errada ficará inativa. Após a este procedimento, coloque no retângulo “+ Cadastrar Novo Curso” e adicione as informações fazendo assim a inclusão do novo curso e instituição de ensino. A instituição de ensino anterior ficará inativa e a atual ficará ativa no seu perfil.

As únicas coisas que você consegue editar no curso são: Ano – Semestre início; Ano – Semestre fim; Semestral; Matrícula; Período de Estudo; Bolsista Pró uni; Bolsista Indigena; Concluido; Trancado.

Caso não tenha interesse em alterar algum destes dados, você terá que colocar o mesmo como trancado ou concluído, assim o curso/instituição ficará inativo em seu cadastro, pois o site não disponibiliza a opção de excluir o curso/instituição. Para colocar o curso como trancado ou concluído siga os passos: Clique em Meus Dados, Escolares na “bolinha verde” Editar, marque a opção como trancado ou concluído, salve a alteração, depois clique novamente em Meus Dados, Escolares, Cadastrar Novo Curso.

 

 

Para visualizar as vagas você pode estar logado em seu cadastro ou clicar no quadro “Confira aqui os detalhes das vagas disponíveis.” Daí é só aguardar as oportunidades de estágio surgirem no seu perfil.

Verifique no seu perfil se você informou pelo menos conhecimentos básicos em informática (Windows, Word, Excel) ou outros que podem compor melhor seu conhecimento em informática. Caso não possua nenhum conhecimento, procure aperfeiçoar-se em cursos voltados à sua área.

Acesse o site sne.iel.org.br/es no campo “Já sou cadastrado” do canto superior direito no monitor do seu vídeo, depois clique no link “Esqueci minha senha”, logo aparecerá um campo solicitando o seu número do seu CPF, ao informar o número, clique em verificar, aparecerá as informações do seu nome e e-mail. Ao confirmar estas informações click em “Nova Senha”, a partir deste procedimento será enviado para seu e-mail uma nova senha e login. Caso esteja errado, envie um e-mail para ielestagio-contratos@findes.org.br com assunto “Resgate de senha no SNE” e informe o desejo na alteração do e-mail, seu nome completo, e-mail correto e número do CPF.

O Sistema do IEL suspende automaticamente a vaga quando a mesma atinge o limite de estudantes encaminhados.

Caso a sua instituição de ensino não estiver na relação é porque a mesma não esta cadastrada em nosso sistema. Envie um e-mail para ielestagio-contratos@findes.org.br com assunto “Instituição de Ensino não cadastrada no SNE” e informe o nome da sua escola, curso que está cursando e, se possível, algum telefone de contato do responsável na instituição. Faremos um convênio com sua escola e te informaremos após liberação para seu cadastro.

Envie um e-mail para ielestagio-contratos@findes.org.br com assunto “Curso não cadastrado no SNE” e informe o nome da sua escola, curso que está cursando e, se possível, algum telefone de contato do responsável na instituição. Faremos a inclusão do curso e te informaremos após liberação para seu cadastro.

Para acessar o Site do Estágio, é necessário primeiramente ser cadastrado ou realizar o cadastro site sne.iel.org.br/es. Caso sua senha e login estejam dando algum erro, verifique alguns detalhes, por exemplo, se a tecla “Caps Lock” ou “Num Lock” está desligada.